Recebemos quase todos os dias o contato de pessoas que estão abrindo um laboratório de análises clínicas e se encontram com a difícil tarefa de escolher o sistema ideal para gerenciar seu laboratório.

Essa escolha muitas vezes parece difícil mesmo, pois sabemos bem como pode ser prejudicial optar por um sistema que não atenda as necessidades, gerando estresse e prejuízo para a empresa.

Por isso, listamos alguns pontos que você deve levar em consideração na escolha de um sistema para um laboratório que está começando. Esperamos que essas dicas lhe auxiliem!


1 – Verifique a reputação da empresa

Parece uma dica óbvia, mas pesquise tudo o que puder sobre a empresa que está oferecendo o serviço. Verifique número de clientes, referências na sua região, reclamações no Google, tempo de mercado, etc.

Embora não seja uma regra, empresas mais consolidadas tendem a prestar um melhor atendimento. E sistemas mais testados e utilizados costumam ser mais completos e apresentar menos erros.


2 – Verifique os recursos que você precisa hoje, sem esquecer dos que vai precisar quando crescer

Um erro comum na escolha de um sistema para um laboratório que está abrindo é optar pela solução mais simples e barata, sem pensar que em curto prazo o laboratório pode precisar de mais funcionalidades e de um sistema mais escalável.

Por exemplo, pode ser que no início, seu laboratório não precise de interfaceamento de equipamentos. Mas, aumentando o volume de exames, isso pode ser fundamental para um trabalho mais seguro e otimizado. Verifique a capacidade do sistema te atender no começo, e de manter a qualidade do atendimento quando sua empresa crescer! 


3 – Escolha uma solução escalável.

Hoje você pode estar começando pequeno, mas pode precisar crescer rapidamente. O seu sistema precisa ser um facilitador para quando você precisar adicionar mais funcionários, computadores e postos de coleta.

Por isso, a melhor opção é escolher um sistema online, que permita integração entre postos em tempo real e que não aumente o custo de forma desproporcional conforme você precisar investir em novas parcerias.


4 – Avalie a possibilidade de integração

Todo laboratório, cedo ou tarde, vai precisar de uma integração com outro sistema. Pode ser com laboratório de apoio, com hospitais e clínicas parceiras, entre outros.

Por isso, analise a possibilidade do sistema escolhido de integração via webservice. É a forma mais segura e com menos trabalho manual para facilitar a rotina da sua empresa.


5 – Avalie os custos reais

As propostas podem chegar cheias de “pegadinhas”. Muitas vezes o preço do orçamento acaba saindo bem mais caro por outros custos que não estão embutidos na proposta. Como quem compra um carro e não avalia depois custos com seguro, manutenção, combustível, etc.

Fique atento com :

  • Limites de atendimento de suporte técnico.
  • Preços adicionais para novos usuários, terminais e postos de coleta.
  • Necessidade de investimento em infraestrutura: computadores, servidores e redes locais, internet com IP fixo, entre outros.
  • Multas e prazos contratuais que podem te amarrar por muito tempo com a empresa

Conheça o WorkLab Web, o sistema mais utilizado por laboratórios do Brasil

Assista o vídeo e saiba porque o WorkLab é a melhor opção para quem está abrindo um laboratório.

Saiba mais sobre o WorkLab