Objetivo é garantir que as empresas especializadas em Tecnologia da Informação para Medicina Diagnóstica fiquem em conformidade com a nova lei, prevista para entrar em vigor ainda neste mês. Trabalho colaborativo com associadas atenderá o mercado de forma mais isonômica

A Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial (LIS Brasil) desenvolveu um programa para garantir que as empresas associadas se adequem a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigor ainda neste mês, exigindo maior rigor no tratamento de informações pessoais. A Associação é pioneira nesse tipo de trabalho ao criar um modelo colaborativo para troca de informações para que as empresas estejam em conformidade com a LGPD.

O trabalho em conjunto com as associadas visa a entender, mapear, documentar e validar os processos de coleta, processamento e descarte adotados pelas empresas, de forma a compreender e avaliar o risco de incumprimento de mecanismos de compliance e, por fim, assegurar a adequação das documentações necessárias nas diversas esferas de abrangência da nova lei. Desta forma, assegura a governança de privacidade das empresas, buscando garantir a implementação da LGPD com os departamentos de Tecnologia da Informação, corpo jurídico e time de compliance.

“Nós da LIS Brasil temos a proposta de união frente aos desafios do setor. O fato de sermos empresas concorrentes não nos impossibilita de trabalharmos juntos e trazermos benefícios aos nossos associados, bem como ao setor de medicina diagnóstica, pois este é o nosso propósito”, afirmou Marcelo Lorencin, Presidente da LIS Brasil.


A Criasoft Sitemas é associada da LIS Brasil.